Skip to content

TECNOLOGIA BLOCKCHAIN E GERAÇÃO DE RECEITA NO SETOR DE ENERGIA

As tecnologias blockchain vem sendo testadas para ampliar a segurança e rentabilidade em setores como financeiro, saúde, governamental e educação.

O modelo de Blockchain integrada ao sistema P2P (ponto a ponto) possibilita novas formas de negociação e otimização de ordens de compra e venda, com mais segurança, transparência e economia na implementação de computadores ou dispositivos de alto custo para implementação.

No cenário nacional, está em tramitação na Câmara o projeto do Novo Marco do Setor Elétrico (PLS 232/2016) que, dentre outros pontos, permite aos consumidores a escolha da compra de energia.

Nesse sentido, a tecnologia blockchain pode tornar mais ágil e fácil a negociação, permitindo otimização dos preços do setor, bem como, com o modelo P2P, é possível às indústrias de energia vender excedentes, transformando-os em receita direta.

Diversas são as possibilidades e setores para o uso da tecnologia, trazendo maior transparência ao consumidor e competitividade ao mercado, e é importante estar atento aos seus benefícios na era da Industria 4.0.